quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Dicas de Homestay nos Estados Unidos

Esse post é especial para quem procura dicas de Homestay nos Estados Unidos. Ao fazer um Intercâmbio, um grande medo é aonde se hospedar. Se vale a pena ir numa casa de família ou dormitório ou hospedaria(hostel).

No meu caso, como iria ficar 03 meses em Chicago, fechei com uma homestay apenas 1 mês. Pois chegando lá eu poderia fazer a extensão. Como não sabia nada sobre a homestay, se era boa ou ruim, longe da escola, longe dos transporte público, fiquei com o pé atrás de já pagar por todo o período.

Chegando lá, toquei a campainha. Estava quebrada. Já sabia que tinha 3 cachorros, porém não sabia que todos ficavam dentro da casa.(nesse momento bateu o pensamento: "acho que me lasquei"). Depois de esperar uns 20 minutos,a Denise apareceu. Entrei na casa conheci tudo e por fim meu quarto. A idéia começou a mudar, pois gostei do quarto, era até que grande, pela janela batia o sol da manhã e o ar-condicionado era muito bom.

Agora começa as Dicas de Homestay:

- Você não é obrigado a ficar na sua homestay, entre em contato com a sua agência aqui no Brasil e explique os motivos. (Eu poderia ter mudado de casa, pois tenho muito alergia ao cheiro dos cachorros, mas continuei pois tinha minha liberdade lá dentro e já estava me sentindo "em casa").

- Entre em contato também na sua escola, lá sempre tem uma pessoal responsável pelas casas de família, as vezes, é mais rápido você falar com a escola do que com a agência.

- Aproveite o café da manhã, coma e beba o que tiver. Por experiência: A Denise não ficava todas as manhãs em casa, então o café da manhã era do estilo Self-Service. Sempre ela deixava frutas, muffins, suco de caixinha (laranja, maçã,etc), bolachas, cereal, vários tipos de pães, frios(presunto/queijo/salame) tudo a vontade. Era só chegar na geladeira/armário, pegar e comer.

- Assim que chegar na Homestay, converse sobre tipos que comida que você tem alergia ou que não gosta.

- Internet. Geralmente a Internet é de graça, mas já ouvi casos, que você tem que pagar U$10.00 por mês.

- A Liberdade. Se você for maior de 21 anos, você pode ir nos bares/baladas. Sua homestay irá te dar uma chave da casa. Ao sair, por questões de respeito, avise aonde você vai e ao sair tranque a porta e ao chegar, evite fazer muito barulho.

- O Jantar. Combine o horário que é servido o jantar. No meu caso, não precisava voltarno horário correto, mas geralmente o horário era as 21:00h. Houve dias que voltada depois das 21h e a minha janta sempre estava separado. Mas se eu não fosse jantar, eu tinha que mandar um SMS para ela informando, ela não gostava de ter que jogar comida no lixo. Tem Homestay que se você não estiver no horário correto, fica sem a janta, então logo no primeiro dia, procure saber pra depois não ficar sem.

- Pode ser que você não é o único intercambista na casa. Lembro que na minha, assim que cheguei já tinha 4 pessoas (3 da Arábia Saudita e 1 Venezuelana). Tentei fazer amizade, mas como ali todos já eram amigos, a panelinha já estava formada. Nunca briguei mas também não eram meus melhores amigos.

- Fazendo um Lanchinho para viagem. Evite fazer o lanchinho e levar para fora de casa. A Denise não gostava, pois uma Francesa "apenas" fez uns lanches e foi para a Praia HaHaHaHa. Depois disso havia um recado na geladeira: Food NOT to go.

- Banho. Nunca tive problemas com as pessoas controlando. Tomava meu banho de boa e já saia. Geralmente uns 15 minutos ou menos. Mas não faça algo na casa dos outros o que você não faz na sua!

- Lavanderia. Como já morei sozinho, já sabia lavar a roupa, então nem tive problemas com isso. A casa tinha uma máquina de lavar e outra de secar. Toda semana lavava minhas roupas. E decobri algo muito bom: Secadora. Era uma maravilha, em 35 minutos eu lavava a roupa e depois em 1 hora secava, ai vem a parte boa: A roupa saia bem quente e NÃO precisava passar. Como saia quente assim que acabava eu já tirava e dobrava direitinho. Se você deixar lá e pegar no outro dia, sua roupa vai estar um pouco amassada, mas da pra usar normal. (Se você nunca lavou roupa, pegue umas dicas com a sua mãe,avó ou tia. Como por exemplo a dica que todos devem saber: não misturar roupa colorida(que solta tinta) com a branca).

- No seu quarto, procure deixar suas coisas de valores bem guardados. Você irá concerteza levar dinheiro(em espécie),deixe dentro da sua mala e tranque com o cadeado. Deixe também sempre em ordem e limpo.

- Converse com a família, e conte um pouco da sua vida. Assim você cria uma amizade, os americanos gostam de saber dos costumes de outros países.

- Você pode negociar diretamente com a sua Homestay, caso você precise. Mas lembre que com isso a sua escola não pode ficar sabendo,o Motivo: Você paga pra agência, a agência informa e paga a escola e a escola paga a Homestay. Nesse meio todos estão ganhando um valor X. Se você negocia direto, a Escola não esta ganhando nada e isso não é vantagem para ela. Eu fiz o seguinte: Negociei direto mas por regra da escola, eu tinha que informar um novo endereço aonde estava hospedado e esse não poderia ser o mesmo, pois iria dar problema com a Casa. Então informei um outro endereço e nisso a escola não questionou nada. Mas lembre que dias antes de acabar a sua estadia na Homestay, a escola cobra de você se irá extender ou você irá informar um novo endereço.

- Se você estiver procurando uma outra homestay por conta própria, dicas de site:
craiglist.com e escolha a cidade, você acha casas/apto ou apenas quartos;
http://www.homestayfinder.com

Não deixe para a última hora, senão você irá ter problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário